Após interdição da quadra, Vila Brasil anuncia negociações por nova sede

Após interdição da quadra, Vila Brasil anuncia negociações por nova sede

Foto: Vila Brasil (Divulgação)

Nova corte será apresentada em evento no dia 23 de janeiro.

Às vésperas do carnaval, a Associação Artístico-Cultural Vila Brasil vive um momento de reestruturação. Depois que a prefeitura interditou a quadra da escola de samba no dia 31 de dezembro, a direção tem articulado alternativas para garantir a continuidade das atividades carnavalescas e sociais em 2026.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


Em reunião interna e em comunicado divulgado nas redes sociais, a escola informou que mantém negociações com representantes do poder público e com entidades privadas para viabilizar a ocupação de um novo espaço. Segundo a direção, as tratativas avançam e devem resultar em um local provisório para o desenvolvimento das ações até a definição de uma sede definitiva.


De acordo com a diretoria, o local em vista é o Departamento de Bochas do Inter-SM, que fica junto ao Estádio Presidente Vargas, na esquina entre as ruas Ana Nery e Cel. Niederauer, no bairro Noal. No entanto, o aval para a ocupação do espaço vai ser dado após aprovação do Conselho Deliberativo do time, que vai se reunir na próxima segunda-feira (19).


Ocupação do Departamento de Bocha depende de aprovação do Conselho Deliberativo do Inter-SM.Foto: Google Maps (reprodução)


Noite da Realeza está confirmada

Apesar das dificuldades estruturais, a programação tradicional segue mantida. Em parceria com o Clube Santa-Mariense, a Vila Brasil confirmou a realização da Noite da Realeza, marcada para 23 de janeiro, a partir das 20h. O evento marca a coroação da nova corte e dos representantes oficiais que irão conduzir a escola durante o próximo ciclo carnavalesco.


— Mais do que uma festa, será um momento de reafirmar a esperança no futuro do carnaval e da nossa escola — afirmou o presidente da Vila Brasil, Sérgio Silva.


Os ingressos já estão disponíveis com a diretoria e podem ser adquiridos por meio das redes sociais da agremiação. A vice-presidente Patricia Py Dutra reforçou a importância do apoio da comunidade, destacando que o valor arrecadado será destinado à reorganização da escola diante da perda do espaço físico.


67 anos de história e compromisso comunitário

Fundada há 67 anos, a Vila Brasil é reconhecida não apenas pela atuação no carnaval de Santa Maria, mas também pelos projetos sociais que desenvolve ao longo do ano, mantendo forte vínculo com a comunidade local.


Nas redes sociais, a escola ressaltou sua trajetória e o simbolismo do momento vivido:


“São 66 anos de história, relevância cultural e social. Como diz nosso samba-enredo campeão de 2025, somos a resistência do samba — e assim seguiremos sendo. Sabemos que nossa quadra será derrubada, mas nosso solo sagrado continuará abrigando novos sonhos. Obrigado, comunidade vermelho e branco. Obrigado, Santa Maria.”


Foto: Vinicius Becker (Diário)


A direção segue acompanhando os trâmites referentes ao espaço atual e deve anunciar em breve novos detalhes sobre o local que deverá receber as atividades da escola nos próximos meses.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inep divulga notas individuais do Enem nesta sexta-feira Anterior

Inep divulga notas individuais do Enem nesta sexta-feira

Mantida proibição de ingresso de adolescente em festival de música no Litoral Norte do Estado Próximo

Mantida proibição de ingresso de adolescente em festival de música no Litoral Norte do Estado

Geral