Foto: Vila Brasil (Divulgação)
Nova corte será apresentada em evento no dia 23 de janeiro.
Às vésperas do carnaval, a Associação Artístico-Cultural Vila Brasil vive um momento de reestruturação. Depois que a prefeitura interditou a quadra da escola de samba no dia 31 de dezembro, a direção tem articulado alternativas para garantir a continuidade das atividades carnavalescas e sociais em 2026.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em reunião interna e em comunicado divulgado nas redes sociais, a escola informou que mantém negociações com representantes do poder público e com entidades privadas para viabilizar a ocupação de um novo espaço. Segundo a direção, as tratativas avançam e devem resultar em um local provisório para o desenvolvimento das ações até a definição de uma sede definitiva.
De acordo com a diretoria, o local em vista é o Departamento de Bochas do Inter-SM, que fica junto ao Estádio Presidente Vargas, na esquina entre as ruas Ana Nery e Cel. Niederauer, no bairro Noal. No entanto, o aval para a ocupação do espaço vai ser dado após aprovação do Conselho Deliberativo do time, que vai se reunir na próxima segunda-feira (19).

Noite da Realeza está confirmada
Apesar das dificuldades estruturais, a programação tradicional segue mantida. Em parceria com o Clube Santa-Mariense, a Vila Brasil confirmou a realização da Noite da Realeza, marcada para 23 de janeiro, a partir das 20h. O evento marca a coroação da nova corte e dos representantes oficiais que irão conduzir a escola durante o próximo ciclo carnavalesco.
— Mais do que uma festa, será um momento de reafirmar a esperança no futuro do carnaval e da nossa escola — afirmou o presidente da Vila Brasil, Sérgio Silva.
Os ingressos já estão disponíveis com a diretoria e podem ser adquiridos por meio das redes sociais da agremiação. A vice-presidente Patricia Py Dutra reforçou a importância do apoio da comunidade, destacando que o valor arrecadado será destinado à reorganização da escola diante da perda do espaço físico.
67 anos de história e compromisso comunitário
Fundada há 67 anos, a Vila Brasil é reconhecida não apenas pela atuação no carnaval de Santa Maria, mas também pelos projetos sociais que desenvolve ao longo do ano, mantendo forte vínculo com a comunidade local.
Nas redes sociais, a escola ressaltou sua trajetória e o simbolismo do momento vivido:
“São 66 anos de história, relevância cultural e social. Como diz nosso samba-enredo campeão de 2025, somos a resistência do samba — e assim seguiremos sendo. Sabemos que nossa quadra será derrubada, mas nosso solo sagrado continuará abrigando novos sonhos. Obrigado, comunidade vermelho e branco. Obrigado, Santa Maria.”

A direção segue acompanhando os trâmites referentes ao espaço atual e deve anunciar em breve novos detalhes sobre o local que deverá receber as atividades da escola nos próximos meses.